O clima tenso criado pelo "aniversário" de 10 anos dos ataques de 11 de setembro tomou conta do mundo inteiro, porém as homenagens ocorreram em paz. Depois de algumas denúncias anonimas, como ocorre todo ano, as autoridades norte-americanas montaram um mega esquema de segurança pra as solenidades realizadas no país, principalmente em Nova Yorque, na Pensilvânia e na capital Washington, locais onde os aviões caíram na época do atentado.
Em Nova Yorque, cidade que sofreu o maior impacto do ataque com a queda das duas torres do World Trade Center, foi inaugurado o "Memorial 11 de setembro" que fica exatamente no mesmo local onde existiam as torres. O presidente Barack Obama e o ex-presidente, que exercia o cargo em 2001, George W. Bush se fizeram presente na cerimonia e ficaram protegidos por vidros blindados.
O memorial é constituído por duas cascatas d'água rodeada por parapeitos de bronze apresentando os nomes das 2.983 vítimas de 2001 e também das que foram mortas em um atentado anterior em 1993.
Nessa semana uma grande controvérsia se criou em torno do atacante Kleber do Palmeiras, o Gladiador. Às vésperas do clássico contra o Corinthians a torcida organizada Gaviões da Fiel tentou criar um clima ruim entre o ídolo e a torcida divulgando uma ficha de inscrição do jogador que o torna membro oficial da Gaviões desde 2001.
Porém o que eles não sabiam é que esse segredo não era mais tão secreto assim. No ano passado foi lançado um livro biográfico do jogador escrito pelo jornalista Maurício Noriega. Na publicação foi revelado que Kleber era filho de pai corinthiano e mãe palmeirense e que tal rivalidade criou várias situações entre seu pai e seu avô materno. Ele também comenta que seu grande ídolo era o atacante Neto, que segundo o Gladiador foi o grande responsável pelo título Brasileiro do Corinthians em 1990.
O goleiro Renê, ex-Bahia e Barueri, que no momento está suspenso por doping, também é sócio da Gaviões e apoia o atacante do Palmeiras. Segundo ele, todo jogador tem seu time antes de se profissionalizar e o que vale é o profissionalismo do atleta. O goleiro frisou que admira a raça de Kleber em campo defendendo o clube que é o principal adversário do seu clube de coração.
Não é a primeira vez que esse tipo de polêmica acontece com o jogador. Quando defendia o Cruzeiro o atacante foi flagrado em uma festa com a torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde, na semana em que os dois clubes se enfrentariam.
O avanço do "consumo da violência" é um acontecimento evidente: na mídia, o lucro é certo na exploração deste filão. Contudo, o que distingue a violência nos dias de hoje é que ela vem sendo aproveitada como uma forma, às vezes a única, de dar vazante ao crescente desagrado social, que pode dar início na própria casa, com a qual o indivíduo vê-se diariamente afrontado. Por outro lado, numa breve viagem pela história da humanidade nos ensina que a violência, em suas diversas variantes, sempre existiu, em maior ou melhor escala, são incontáveis as rebeliões e revoltas e tantas outras coisas.
Diversos estudos têm comprovado que a violência empregada nos filmes, seriados e novelas parece aumentar o nível da crise social e insensibiliza as pessoas para os dramas reais do dia-a-dia, e mais, incita jovens e crianças a reagirem com agressividade. Segundo estudos realizados sobre o nível de violência de 100 filmes americanos do ano de 1994, foram descobertas 2.184 ações violentas contra pessoas. A pesquisa constatou que todos os filmes, com exceção do drama “Quiz Show”, continham pelo menos uma cena de violência.
As crianças de hoje convivem em uma coletividade onde a violência é o principal tipo de passatempo e não têm amparo contra a venda absurda de violência e ódio pelos meios de comunicação, mesmo sabendo do valor dos pais na constituição da natureza psíquica de seus filhos. Entretanto, no caso de uma atmosfera familiar mal estruturada, a criança buscará exemplos fora do recinto familiar para estabelecer seu princípio de valor ético-moral. Ou seja, na carência de referências no espaço onde está inserida, a criança pode adotar aquilo que a televisão exibe como coordenadas de apoio na construção de seus valores.
O problema não considera exclusivamente a quantidade de cenas de violência, mas também o modo como elas são retratadas, sendo que na maior parte das vezes as vítimas sofrem poucas lesões físicas em comparação ao grau de ofensas que receberam e as ações violentas parecem sempre ser justificadas e nunca são punidas. Perante a crescente violência mundial, algumas medidas devem ser tomadas em relação aos meios de comunicação, que necessitam variar o enfoque de seus filmes, estimando as relações de paz e solidariedade, em detrimento da violência.
Aqui você confere um vídeo com alguns dos vários títulos do cinema que têm a violência como tema:
A globalização se concretizou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial. As disputas acirradas na esfera do mercado global, entre empresas e países, beneficiaram a formação de blocos econômicos regionais. Por meio destes blocos formam-se alianças econômicas numa "guerra" de mercado, em que os sócios estabelecem relações econômicas privilegiadas.
Os principais blocos econômicos do mundo são:
UNIÃO EUROPÉIA: A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. A União Européia possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE tem os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros. Este bloco também possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum.
NAFTA: Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países integrantes. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Fazem parte do NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá.
MERCOSUL: O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles.
APEC: A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Somadas as produções industriais de todos os países participantes, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo.
ALCA: A ALCA ( Acordo de Livre Comércio das Américas ) surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.
G-8: O Grupo dos 8 é formado pelos 8 países mais industrializados do mundo e tem como objetivo coordenar a política econômica e monetária mundial. Em reunião realizada em 1997, em Denver (EUA), a Federação Russa é admitida como país-membro, mas não participa das discussões econômicas. O G-8 realiza três encontros anuais, sendo o mais importante a reunião de chefes de governo e de Estado, quando os dirigentes assinam um documento final que deve nortear as ações dos países membros.
Alguns jovens músicos mineiros se reuniram na década de 60 e marcaram época na história da música brasileira e porque não, mundial. Este movimento ficou conhecido como Clube da Esquina e até hoje é uma grande influência para músicos de várias vertentes do mundo inteiro.
Abaixo você pode conhecer um pouco do Clube da Esquina pelo audioslideshow: